tag:blogger.com,1999:blog-44571598034974902182024-03-13T23:50:20.653-07:00Questões ComentadasUnknownnoreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-4457159803497490218.post-10785152598847322362011-03-23T11:31:00.000-07:002011-03-23T11:31:40.397-07:00Direito Constitucional (FGV-2008)<span style="font-family: Arial;"><span style="font-size: small;">Assinale a afirmativa <b>incorreta</b>.</span></span><br />
<br />
a)As normas constitucionais definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata<br />
b)As normas constitucionais podem ter eficácia plena, contida e limitada.<br />
c)As normas constitucionais de eficácia plena são aquelas que desde a entrada em vigor da Constituição produzem, ou podem produzir, todos os efeitos essenciais, relativos aos interesses, comportamentos e situações, que o legislador constitucional, direta e normativamente, quis regular.<br />
<b>d)As normas constitucionais de eficácia contida são aquelas que apresentam aplicação indireta, mediata e reduzida, porque somente incidem totalmente sobre os interesses, após uma normatividade ulterior que lhes desenvolva a aplicabilidade</b><br />
e)As normas constitucionais programáticas são de aplicação diferida e não de aplicação ou execução imediata.<br />
<br />
<b>Normas de eficácia plena:</b><br />
São normas que têm aplicabilidade imediata, independem, portanto que qualquer regulamentação posterior para sua aplicação, todavia, podem ser modificadas pela via Emenda Constitucional.<br />
<br />
<b> Normas de eficácia contida: </b><br />
<br />
Da mesma forma que as normas de eficácia plena, as normas de eficácia contida têm aplicação imediata, integral e plena, entretanto, diferenciam-se da primeira classificação, uma vez que o constituinte permitiu que o legislador ordinário restringisse a aplicação da norma constitucional.<br />
Como exemplo de norma de eficácia contida temos o artigo 5o, incisos VII, VIII, XV, XXIV, XXV, XXVII, XXXIII; 15, inciso IV; 37, inciso I etc. da Constituição Federal.<br />
<br />
<b>Normas de eficácia limitada:</b><br />
<br />
São normas que quando da elaboração da <i>Lex Mater</i> têm apenas eficácia jurídica, ou seja, não possuem aplicabilidade na seara fática. Os autores asseveram que a norma de eficácia limitada têm aplicabilidade mediata ou reduzida, pois é cediço que no caso das normas de eficácia limitada, as normas constitucionais <i>dependem</i> de norma infraconstitucional para produzir efeito.<br />
A eficácia jurídica das regras de efeito limitado está em impedir que o legislador ordinário elabore leis que contrariem o disposto em corpo, mesmo que este corpo dependa de regra ordinária.<br />
<br />
<br />
<br />
<b>Normas de princípio programático:</b><br />
<br />
São as normas constitucionais que implementam política de governo a ser seguido pelo legislador ordinário, ou seja, traçam diretrizes e fins colimados pelo Estado na consecução dos fins sociais, como o previsto nos artigos 196; 205; 215; 218, <i>caput</i> etc.Unknownnoreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-4457159803497490218.post-51398184620978624922011-03-23T11:18:00.000-07:002011-03-23T11:18:47.462-07:00Direito Constitucional (FGV-2008)<span style="font-family: Arial;"><span style="font-size: small;">Assinale a afirmativa <b>incorreta</b>.</span></span><br />
a)Ofende o princípio da livre concorrência lei municipal que impede a instalação de estabelecimentos comerciais do mesmo ramo em determinada área.<br />
<br />
<div style="margin-bottom: 0px; margin-top: 0px; text-align: justify;"><br />
</div><div style="color: red; margin-bottom: 0px; margin-top: 0px; text-align: justify;"><b>STF Súmula nº 646</b> - <strong>Princípio da Livre Concorrência - Lei Municipal - Impedimento de Instalação de Estabelecimentos Comerciais do Mesmo Ramo</strong></div><div style="margin-bottom: 0px; margin-top: 0px; text-align: justify;"><br />
</div>b)Segundo jurisprudência dos Tribunais Superiores, as concessionárias de serviço de telefonia não possuem exclusividade para editar listas ou catálogos telefônicos, pois se o tivessem haveria violação ao princípio da livre concorrência.<br />
<br />
<span class="hilite" style="color: red;">Listas</span><span style="color: red;"> Telefônicas e </span><span class="hilite" style="color: red;">Livre</span><span style="color: red;"> </span><span class="hilite" style="color: red;">Concorrência</span><span style="color: red;"> - 2</span><br style="color: red;" /><span style="color: red;">A Turma concluiu julgamento </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> recurso extraordinário interposto em face </span><span class="hilite" style="color: red;">da</span><span style="color: red;"> CF/69, em que </span><span class="hilite" style="color: red;">se</span><span style="color: red;"> discutia </span><span class="hilite" style="color: red;">se</span><span style="color: red;"> a edição </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> </span><span class="hilite" style="color: red;">listas</span><span style="color: red;"> telefônicas estaria incluída nos serviços </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> telecomunicações, cuja exploração depende </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> autorização </span><span class="hilite" style="color: red;">ou</span><span style="color: red;"> concessão </span><span class="hilite" style="color: red;">da</span><span style="color: red;"> União (CF/69, art. 8º, XV, a, e CF/88, art. 21, XI). Tratava-</span><span class="hilite" style="color: red;">se</span><span style="color: red;">, na espécie, </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> recurso extraordinário interposto contra acórdão do extinto Tribunal </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> Alçada do Estado </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> Minas Gerais que julgara improcedente </span><span class="hilite" style="color: red;">o</span><span style="color: red;"> pedido </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> concessionária visando à apreensão </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> </span><span class="hilite" style="color: red;">catálogos</span><span style="color: red;"> </span><span class="hilite" style="color: red;">telefônicos</span><span style="color: red;"> editados por empresa privada e concluíra, ainda, que a Lei 6.874/80 — que atribuiu </span><span class="hilite" style="color: red;">às</span><span style="color: red;"> próprias empresas exploradoras </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> serviços </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> telecomunicações a edição </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> </span><span class="hilite" style="color: red;">listas</span><span style="color: red;"> </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> assinantes — ofenderia </span><span class="hilite" style="color: red;">o</span><span style="color: red;"> </span><span class="hilite" style="color: red;">princípio</span><span style="color: red;"> </span><span class="hilite" style="color: red;">da</span><span style="color: red;"> liberdade </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> iniciativa (CF/69, art. 160, I e CF/88, art. 170, IV) — v. Informativo 143. Por maioria, negou-</span><span class="hilite" style="color: red;">se</span><span style="color: red;"> provimento </span><span class="hilite" style="color: red;">ao</span><span style="color: red;"> recurso. Inicialmente, asseverou-</span><span class="hilite" style="color: red;">se</span><span style="color: red;"> que, apesar </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> a citada Lei 6.874/80 haver sido revogada pela Lei 9.472/97, </span><span class="hilite" style="color: red;">o</span><span style="color: red;"> interesse </span><span class="hilite" style="color: red;">da</span><span style="color: red;"> recorrente permaneceria, em razão do pedido </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> indenização por ela formulado, </span><span class="hilite" style="color: red;">ao</span><span style="color: red;"> argumento </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> usurpação </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> sua competência exclusiva. Entendeu-</span><span class="hilite" style="color: red;">se</span><span style="color: red;"> que </span><span class="hilite" style="color: red;">se</span><span style="color: red;"> a publicação e a distribuição </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> </span><span class="hilite" style="color: red;">listas</span><span style="color: red;"> </span><span class="hilite" style="color: red;">ou</span><span style="color: red;"> </span><span class="hilite" style="color: red;">catálogos</span><span style="color: red;"> constituem um ônus </span><span class="hilite" style="color: red;">para</span><span style="color: red;"> </span><span class="hilite" style="color: red;">as</span><span style="color: red;"> </span><span class="hilite" style="color: red;">concessionárias</span><span style="color: red;"> </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> </span><span class="hilite" style="color: red;">telefonia</span><span style="color: red;">, que podem praticá-lo com </span><span class="hilite" style="color: red;">ou</span><span style="color: red;"> sem a utilização </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> publicidade, </span><span class="hilite" style="color: red;">não</span><span style="color: red;"> </span><span class="hilite" style="color: red;">se</span><span style="color: red;"> poderia afirmar que essas teriam </span><span class="hilite" style="color: red;">exclusividade</span><span style="color: red;"> </span><span class="hilite" style="color: red;">para</span><span style="color: red;"> fazê-lo. Ademais, reputou-</span><span class="hilite" style="color: red;">se</span><span style="color: red;"> inconstitucional, tendo em vista a CF/69, </span><span class="hilite" style="color: red;">o</span><span style="color: red;"> art. 2º </span><span class="hilite" style="color: red;">da</span><span style="color: red;"> Lei 6.874/80 (“A edição </span><span class="hilite" style="color: red;">ou</span><span style="color: red;"> divulgação das </span><span class="hilite" style="color: red;">listas</span><span style="color: red;"> referidas no § 2º do art. 1º desta Lei, sob qualquer forma </span><span class="hilite" style="color: red;">ou</span><span style="color: red;"> denominação, e a comercialização </span><span class="hilite" style="color: red;">da</span><span style="color: red;"> publicidade nelas inserta são </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> competência exclusiva </span><span class="hilite" style="color: red;">da</span><span style="color: red;"> empresa exploradora do respectivo </span><span class="hilite" style="color: red;">serviço</span><span style="color: red;"> </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> telecomunicações, que deverá contratá-las com terceiros, sendo obrigatória, em tal caso, a realização </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> licitação.”), na medida em que instituiu reserva </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> mercado </span><span class="hilite" style="color: red;">para</span><span style="color: red;"> a comercialização </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> </span><span class="hilite" style="color: red;">listas</span><span style="color: red;"> telefônicas </span><span class="hilite" style="color: red;">às</span><span style="color: red;"> empresas </span><span class="hilite" style="color: red;">concessionárias</span><span style="color: red;">. Vencidos os Ministros Octavio Gallotti, relator, e Ilmar Galvão que lhe davam provimento, por considerar que a edição </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> </span><span class="hilite" style="color: red;">listas</span><span style="color: red;"> telefônicas estaria incluída nos serviços </span><span class="hilite" style="color: red;">de</span><span style="color: red;"> telecomunicações, </span><span class="hilite" style="color: red;">não</span><span style="color: red;"> sendo possível que particulares, ante a omissão </span><span class="hilite" style="color: red;">da</span><span style="color: red;"> concessionária em </span><span class="hilite" style="color: red;">editar</span><span style="color: red;"> </span><span class="hilite" style="color: red;">catálogos</span><span style="color: red;">, utilizassem em proveito próprio privilégios constantes </span><span class="hilite" style="color: red;">da</span><span style="color: red;"> concessão.</span><br style="color: red;" /><a href="http://www.stf.gov.br/processos/processo.asp?PROCESSO=158676&CLASSE=RE&ORIGEM=AP&RECURSO=0&TIP_JULGAMENTO=M" style="color: red;">RE 158676/MG, rel. orig. Min. Octavio Gallotti, rel. p/ <span class="hilite">o</span> acórdão Min. Sepúlveda Pertence, 14.8.2007. (RE-158676)</a><span style="color: red;"> </span><br />
<br />
c)A fixação de horário de funcionamento para o comércio dentro da área municipal pode ser feita por lei local, visando ao interesse do consumidor e evitando a dominação do mercado por oligopólio.<br />
<span style="color: red;">“EMENTA: Fixação de horário de funcionamento para farmácias no Município. Lei 8.794/78 do Município de São Paulo. - Ao julgar o RE 189.170, o Plenário desta Corte, em caso análogo ao presente sobre a mesma legislação do Município de São Paulo, assim decidiu: " RECURSO EXTRAORDINÁRIO. FARMÁCIA. FIXAÇÃO DE HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO. ASSUNTO DE INTERESSE</span><br style="color: red;" /><span style="color: red;">LOCAL. A fixação de horário de funcionamento para o comércio dentro da área municipal pode ser feita por lei local, visando o interesse do consumidor e evitando a dominação do mercado por oligopólio. Precedentes.Recurso extraordinário não conhecido." - Anteriormente,esta Primeira Turma, ao julgar o RE 237.965, já se haviamanifestado no sentido de que a fixação de horário para o funcionamento de farmácia é matéria de competência do município, não havendo qualquer afronta aos princípios constitucionais da isonomia, da livre concorrência, da defesa do consumidor, da liberdade de trabalho e da busca ao pleno emprego. - Dessa orientação divergiu o acórdão recorrido. Recurso extraordinário conhecido e</span><br style="color: red;" /><span style="color: red;">provido.” (RE 274028 / SP - SÃO PAULO. RECURSO EXTRAORDINÁRIO Relator(a): Min. MOREIRA ALVES Julgamento: 05/06/2001 Órgão Julgador: Primeira Turma) </span><br />
<br />
d)Entre os princípios gerais da atividade econômica está o da defesa do meio ambiente, <i>lato sensu</i>, ou seja, abrangendo a noção de meio ambiente natural, cultural, artificial e laboral.<br />
<br />
<div style="color: red;"><strong><a href="" name="Art. 170">Art. 170</a> </strong>- A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:</div><div style="color: red;"> </div><div style="color: red;"><b>VI</b> - defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação </div><span style="color: red;"> </span><br />
<b>e)Segundo Jurisprudência dos Tribunais Superiores, é inconstitucional lei que assegura gratuidade dos transportes públicos urbanos aos que têm mais de 65 anos, por ferir os princípios constitucionais da livre iniciativa e livre concorrência, princípios gerais da atividade econômica. </b>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4457159803497490218.post-86682481479639722732011-03-23T11:01:00.000-07:002011-03-23T11:01:01.400-07:00Constitucional (FGV-2008)<span style="font-family: Arial;"><span style="font-size: small;">Assinale a afirmativa <b>incorreta</b>.</span></span><br />
a)Conforme jurisprudência dos Tribunais Superiores, a fixação de vencimentos dos servidores públicos não pode ser objeto de convenção coletiva.<br />
<br />
<b></b><span style="color: red;">Súmula 679-STF A FIXAÇÃO DE VENCIMENTOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS NÃO PODE SER OBJETO DE CONVENÇÃO COLETIVA.</span> <br />
<br />
b)Conforme a Constituição Federal, ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, é assegurado que seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento.<br />
<br />
<div style="color: red;">art. 38 Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:</div><div style="color: red;">[...]</div><b style="color: red;"><a href="http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=4457159803497490218&postID=8668248147963972273" name="IV - em qualque">IV</a></b><a href="http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=4457159803497490218&postID=8668248147963972273" name="IV - em qualque" style="color: red;"> - em qualque</a><span style="color: red;">r caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;</span> <br />
<br />
c)Conforme a jurisprudência dos Tribunais Superiores, é inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido<br />
<br />
<div style="color: red; margin-bottom: 0px; margin-top: 0px; text-align: justify;"><b>STF Súmula nº 685</b> - <b>Constitucionalidade - Modalidade de Provimento - Investidura de Servidor - Cargo que Não Integra a Carreira</b></div><div style="color: red; margin-bottom: 0px; margin-top: 0px; text-align: justify;"> É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.</div><br />
d)Conforme a Constituição Federal, o servidor público ocupante de cargo efetivo não pode ser exonerado <i>ad nutum</i>, com base em decreto que declara a desnecessidade do cargo.<br />
<br />
<div style="color: red; margin-bottom: 0px; margin-top: 0px; text-align: justify;"><b>STF Súmula nº 21</b> - <strong>Funcionário em Estágio Probatório - Exoneração ou Demissão - Inquérito ou Formalidades Legais de Apuração de Capacidade</strong></div><div style="color: red;"> Funcionário em estágio probatório não pode ser exonerado nem demitido sem inquérito ou sem as formalidades legais de apuração de sua capacidade.</div><span style="color: red;">(VIDE http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/9163687/recurso-extraordinario-re-581821-sc-stf) </span><br />
<br />
<br />
<b>e)Conforme jurisprudência dos Tribunais Superiores, é possível lei estadual criar cargos em comissão que possuam atribuições meramente técnicas. </b><br />
<br />
<span style="font-family: Arial;"><span style="font-size: small;"> </span></span>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4457159803497490218.post-71049584604690429052011-03-23T10:21:00.000-07:002011-03-23T10:21:18.929-07:00Direito Constitucional (FGV-2008)<span style="font-family: Arial;"><span style="font-size: small;">No que tange à competência constitucional dos entes da Federação, é <b>incorreto </b>afirmar que:</span></span><br />
<br />
a)é competente o Município para fixar o horário de funcionamento de estabelecimento comercial.<br />
<div style="color: red;"><strong><a href="" name="30">Art. 30</a></strong> - Compete aos Municípios:</div><div style="color: red;"><a href="" name="I - leg"><strong>I</strong> - leg</a>islar sobre assuntos de interesse local; </div><div style="color: red;">Sobre a matéria o Supremo Tribunal Federal editou duas súmulas, que são de fundamental relevância, quais sejam, a de <u>nº 419 e a de nº 645</u>, abaixo transcritas: <em>“419. Os municípios têm competência para regular o horário de comércio local, desde que não infrinjam leis estaduais ou federais válidas.” “645. É competente o município para fixar o horário de funcionamento de estabelecimento comercial”.</em></div><em> </em> <br />
b)é inconstitucional a lei ou ato normativo estadual ou distrital que disponha sobre consórcios e sorteios, inclusive bingos e loterias.<br />
<div style="color: red; margin-bottom: 0px; margin-top: 0px; text-align: justify;"><b>STF Súmula Vinculante nº 2</b> - <strong>Constitucionalidade - Lei ou Ato Normativo Estadual ou Distrital - Sistemas de Consórcios e Sorteios</strong></div><span style="color: red;"> </span><div style="color: red; margin-bottom: 0px; margin-top: 0px; text-align: justify;"> É inconstitucional a lei ou ato normativo estadual ou distrital que disponha sobre sistemas de consórcios e sorteios, inclusive bingos e loterias.</div><div style="color: red;"><br />
</div>c)compete aos Estados e ao Distrito Federal legislar, concorrentemente com a União, sobre direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico, urbanístico, limitando-se à competência da União, nesses casos, estabelecer normas gerais.<br />
<div style="color: red;"><br />
</div><div style="color: red;"><span style="font-family: arial,helvetica,sans-serif; font-size: x-small;"><span style="font-family: Arial; font-size: 10pt;"><strong><span class="hilite">Art</span>. <span class="hilite">24</span></strong>. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:</span></span> </div><div style="color: red; text-align: justify;"><span style="font-family: arial,helvetica,sans-serif; font-size: x-small;"><span style="font-family: Arial; font-size: 10pt;"> I - direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico;</span></span></div><br />
<br />
<b>d)a lei federal é hierarquicamente superior à lei estadual, somente não prevalecendo se houver norma constitucional estadual no mesmo sentido. Igualmente, a lei estadual é hierarquicamente superior à lei municipal, e só não prevalece se houver norma na Lei Orgânica municipal no mesmo sentido.</b><br />
<br />
<span style="color: red;">Hierarquia só vale no campo vertical, não horizontal. Lei federal não é hierarquicamente superior a lei estadual. </span><br />
<br />
e)mediante lei complementar, pode a União Federal autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias de sua competência privativa<br />
<div style="color: red;"> Artigo 22 § Único. </div><b style="color: red;"><a href="" name="p-u-22">Parágrafo único</a> - </b><span style="color: red;">Lei complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias relacionadas neste artigo. </span><br />
<span style="font-family: Arial;"><span style="font-size: small;"> </span></span>Unknownnoreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-4457159803497490218.post-1656770922227136262011-03-23T09:58:00.000-07:002011-03-23T10:07:39.648-07:00Direito Constitucional (FGV-2008)1- <span style="font-family: Arial;"><span style="font-size: small;">Assinale a afirmativa <b>incorreta</b>.</span></span><br />
<br />
<b>a</b><b>)O direito de propriedade é garantido pela Constituição Federal, devendo a propriedade urbana ou rural atender a sua função social, definida esta igualmente para ambas.</b><br />
<ul class="whs7" style="color: red;" type="disc"><li class="kadov-p" style="margin-left: -20px;"><div class="whs9" style="color: red;"><span style="font-weight: bold;"><b>Função social da propriedade urbana:</b></span> “A propriedade urbana cumpre a função social quando obedece às diretrizes fundamentais de ordenação da cidade fixadas no plano diretor” (art. 182, §2º da CF). O plano diretor estabelecerá quais áreas são residências, comerciais e industriais; quais são as zonas de tombamento e etc.<span style="margin-left: 36pt;"><br />
</span><span style="margin-left: 80px;"><br />
“O plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana” (art. 182, §1º da CF). “A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público Municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes” (art. 182 da CF).</span> </div></li>
</ul><ul class="whs7" style="color: red;" type="disc"><li class="kadov-p" style="margin-left: -20px;"><div class="whs8"><span style="font-weight: bold;"><b>Função social da propriedade rural:</b></span> A propriedade rural cumpre a função social quando, segundo critérios e graus de exigência estabelecidos em lei, atende simultaneamente os requisitos do artigo 186 da Constituição Federal: I - Aproveitamento racional e adequado; II - Utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e preservação do meio ambiente; III - Observância das disposições que regulam as relações de trabalho; IV - Exploração que favoreça o bem estar dos proprietários e trabalhadores.</div></li>
</ul> <b></b><span style="font-family: Arial;"><span style="font-size: small;"><b> </b></span></span><br />
b)Viola a garantia constitucional de acesso à jurisdição a taxa judiciária calcada sem limite sobre o valor da causa.<br />
<div style="color: red;"><span class="subtitle bold blue">STF - Súmula 667</span></div><div class="lngreen" style="color: red; height: auto; padding-bottom: 10px; padding-top: 5px;"><div class="highlightable" id="divContent"><div class="fontMedium fontBlue" id="corpo" style="font-size: 90%; text-align: justify;">VIOLA A GARANTIA CONSTITUCIONAL DE ACESSO À JURISDIÇÃO A TAXA JUDICIÁRIA CALCULADA SEM LIMITE SOBRE O VALOR DA CAUSA. </div></div></div>c)A imunidade prevista no artigo 150, VI, d, da Constituição Federal de 1988 abrange filmes e papéis fotográficos necessários à publicação de jornais e periódicos.<br />
<br />
<b style="color: red;"><a href="http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=4457159803497490218&postID=165677092222713626" name="d) liv">d)</a></b><a href="http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=4457159803497490218&postID=165677092222713626" name="d) liv" style="color: red;"> liv</a><span style="color: red;">ros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão</span>. <br />
<br />
d)Nos processos perante o Tribunal de Contas asseguram-se o contraditório e a ampla defesa quando da decisão puder resultar anulação ou revogação de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciação da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma e pensão.<br />
<br />
<div style="color: red; margin-bottom: 0px; margin-top: 0px; text-align: justify;"><b>STF Súmula Vinculante nº 3</b> -<b>Processos Perante o Tribunal de Contas da União - Contraditório e Ampla Defesa - Anulação ou Revogação de Ato Administrativo - Apreciação da Legalidade do Ato de Concessão Inicial de Aposentadoria, Reforma e Pensão</b></div><span style="color: red;"> </span><br />
<div style="color: red; margin-bottom: 0px; margin-top: 0px; text-align: justify;">Nos processos perante o tribunal de contas da união asseguram-se o contraditório e a ampla defesa quando da decisão puder resultar anulação ou revogação de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciação da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma e pensão.</div><br />
e)A garantia da irretroatividade da lei, prevista no artigo 5º, XXXVI, da Constituição Federal de 1988, não é invocável pela entidade estatal que a tenha editado.<br />
<br />
<div style="color: red; margin-bottom: 0px; margin-top: 0px; text-align: justify;"><b>STF Súmula nº 654</b> -A garantia da irretroatividade da lei, prevista no art 5º, XXXVI, da Constituição da República, não é invocável pela entidade estatal que a tenha editado.</div><br />
<span style="font-family: Arial;"><span style="font-size: small;"><br />
</span></span>Unknownnoreply@blogger.com0